segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

O Ser Leitor em Construção







   Assim como o ser escritor é construído; o ser leitor também. Ao menos o que construa uma resenha, uma opinião sobre o texto lido.


   Pois ora, o simples ato de ler já nos faz leitores. Mas, se o ser que lê, pretende opinar diretamente, tem de se aprofundar no texto. Então, neste caso, necessita-se mais que ler. E, quando penso no ser leitor, penso também no escritor. Porque entendo a necessidade deste segundo de, ter um retorno do primeiro. E do modo que abordo a questão, penso haver uma responsabilidade, por parte do leitor que se propõe a comentar o texto.



   Pois ele estará opinando não somente no texto lido, como também na escrita de quem o produziu. E, a maneira como se faz esse comentário, é importante, sim. Mas como disse antes, o ser leitor capaz de opinar, não vem pronto. E quando falo em capacidade, em nenhum momento estou querendo dizer "só alguns podem opinar", ou, "só existe um tipo de comentário bom". 


   Defendo o direito do leitor de não se pressionar a comentar, ou a saber. Porque o leitor precisa, enquanto apenas alguém que lê, ler por ler também. Que ele comente, sim. Mas que não forçosamente. Que leia também textos sem essa obrigação.


   Mas, propondo-se a comentar, é necessário que alguns analisem o texto. Outros motivem. Outros mostrem que o escritor não está só. Então, eu não acredito que haja O comentário correto, O comentário válido. Mas que todos são corretos, válidos.

   É tanto necessário que o leitor tenha textos apenas para ler; quanto o escritor leitores que analisem seu texto. Ou seja, o leitor precisa de leituras, eem  algumas ele opinará, mas não precisa se obrigar. O escritor precisa de análise como de ânimo, como um comentário que apenas o divirta.

   A questão é: tem de ser espontâneo.

   Você pode amar um texto e não saber o que comentar. Você pode gostar de um comentário "gostei". Não existe regras, vai de leitor para leitor. Escritor para escritor. Em contrapartida, para os escritores que querem publicar, seguir a atividade como rentável, precisa do leitor do "gostei", como do da "análise".

   O que me preocupa é quando predomina apenas o primeiro tipo. Porque desse modo não se sabe o que melhorar.


   P.S: Este texto pode estar levemente confuso, com o tempo o melhorarei.



   Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário